No período de 26/09/2024 a 27/09/2024, das 09h30 às 12h30, o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA) realizará um treinamento online de forma síncrona para os colaboradores da Agência e convidados institucionais. Este treinamento será a sequência do Curso de Introdução à Economia Espacial, disponível desde abril de 2024.

O curso oferece uma compreensão global de como o crescimento do setor espacial pode fortalecer o desenvolvimento socioeconômico, alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Além disso, promove o crescimento inclusivo e sustentável da economia espacial global, reforçando a cooperação em todo o setor espacial ao incluir as partes interessadas públicas e privadas. Também oferece uma plataforma para profissionais de diferentes países com economias espaciais já consolidadas e em desenvolvimento.

O UNOOSA pretende aprofundar o tema com os colaboradores da AEB, abordando, entre outros tópicos, a função da agência espacial na economia espacial de um país e estudos de caso de outras nações.

Este curso é um dos produtos da parceria firmada com a AEB em 2022, com o objetivo de proporcionar serviços de assistência técnica especializada para fortalecer a economia espacial brasileira.

Os interessados devem concluir o curso introdutório na plataforma e-learning da ONU previamente e enviar o certificado por e-mail para cen@aeb.gov.br. O curso será ministrado em inglês e o link para as aulas será enviado pelo UNOOSA aos inscritos.


Período de inscrição: As inscrições deverão ser feitas até 23/09/24.
Período de oferta: O curso se realizará entre 26 e 27/09, de 09h30 às 12h30.
Público alvo: Servidores AEB

Do dia 01 de setembro a 15 de outubro/2024 estarão abertas as inscrições para o Curso Introdutório à Geopolítica Aeroespacial - 2ª Turma/2024. O minicurso estará disponível na plataforma do AEB Escola Virtual para entusiastas da ciência e pesquisadores de várias idades e formações. O curso é gratuito e 100% remoto, com videoaulas pré-gravadas, materiais de leituras e questionários.

O objetivo do curso é proporcionar uma compreensão básica sobre os elementos constitutivos da Geopolítica Aeroespacial que levam à valorização do Programa Espacial Brasileiro (PEB). Além disso, visa reconhecer a relevância da Geopolítica Aeroespacial no desenvolvimento de competências para o setor espacial e na popularização da ciência.

Eventuais aulas gravadas estão disponibilizadas ao longo do curso. O "Curso Introdutório à Geopolítica Aeroespacial - 2ª Turma/2024" estará disponível entre 01/09/2024 a 15/12/2024.

Bons estudos!!😁

Período de inscrição: 01/09/2024 a 15/10/2024
Período de oferta: 01/09/2024 a 15/12/2024
Carga horária: 20h
Público alvo: Estudantes de Graduação e Pós-Graduação; Professores da Educação Básica; e Profissionais do Setor Aeroespacial.
Conteúdo programático:

1) Ambiente Aeroespacial; 

2) O que é Geopolítica?; 

3) Geopolítica Aeroespacial. 

Outras informações:


O Direito Espacial está crescendo rapidamente, ganhando relevância significativa para o Brasil. O Plano Nacional de Ações Espaciais (PNAE) 2023-2027 e o Decreto 11.192/2022 ressaltam a importância estratégica do setor espacial, criando oportunidades para o avanço da competência jurídica neste campo. Formar estudantes em direito espacial é fundamental para o progresso dessa área no país.

Período de inscrição: 01/09 a 15/10/2024
Período de oferta: 01/09 a 15/12/2024
Carga horária: 20h
Público alvo: Estudantes da graduação, mestrado e doutorado. Profissionais de diversas áreas com interesse na área espacial (direito e política espacial).
Conteúdo programático:

Temáticas: Introdução ao direito espacial, conceito de direito espacial, história, fontes, tratados internacionais no setor espacial, COPUOS/UNOOSA, definição e delimitação do espaço exterior, legislação nacional e regulamentos nacionais, PNAE, detritos espaciais, utilização de recursos espaciais entre outros.

Conteúdo: 

  1. Noções introdutórias, conceito, fontes do direito espacial
  2. Evolução dos tratados e análise histórica
  3. Definição e delimitação do espaço exterior
  4. COPUOS, UNOOSA, história, competências, funcionamento
  5. Visão geral do NewSpace
  6. Sustentabilidade das atividades espaciais
  7. Aspectos jurídicos da utilização dos recursos espaciais
  8. REBs 1 a 3 e PNAE (2022-2031)

Imagem que descreve os assuntos abordados no minicurso

Período de inscrição: 01/09/2024 a 15/10/2024
Período de oferta: 01/09/2024 a 15/12/2024
Carga horária: 12 horas
Público alvo: Alunos(as) de graduação e pós-graduação que estejam interessados.
Conteúdo programático:

Temáticas abordadas:

  1. Metodologias Ativas;

  2. Jogos e Gamificação;

  3. Aprendizagem baseada em projetos e Aprendizagem baseada em jogos e gamificação ;

  4. Estudo de Casos;

  5. Desafio sem grupos.


O minicurso é objeto de produtos desenvolvidos por especialistas da Universidade Federal do Rio grande do Norte em parceria com a Agência Espacial Brasileira objeto de carta acordo para construção de um grupo de produtos de Metodologias Ativas para o Setor Espacial.

Período de inscrição: 01/09/2024 - 15/10/2024
Período de oferta: 01/09/2024 - 15/12/2024
Carga horária: 12 horas
Público alvo: Alunos(as) de graduação e pós-graduação que estejam interessados.
Conteúdo programático:

STORYTELLING

O storytelling (narrativa curta) é a arte de contar histórias, e por isso possui movimento crescente em diversas áreas, incluindo a educação.

Enquanto metodologia ativa ela é uma técnica educativa que permite aos alunos aprender mediante a criação de histórias apoiadas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, como vídeos e áudios (MARTELI; SILVA; GIARETTA, 2022).

Criação de histórias digitais para despertar o interesse dos alunos por um determinado tema, ou para apresentar-lhes a matéria em um formato mais interessante. 

Uso, pelos alunos, de relatos digitais como uma potente ferramenta de aprendizagem.

Quando Usar?

Storytelling deve ser utilizado sempre que desejar motivar dos participantes, pois esse recurso possibilita uma maior interação e engajamento. Pode ser utilizado como estratégias de discussão, levantamento de opinião, revisão ou reforço.

Passo a passo

1. Começar com uma ideia

2. Investigar, explorar e aprender

3. Escrever a narrativa

4. Desenhe e planeje o roteiro

5. Criar ou selecionar os recursos

6. Compartilhar


SALA INVERTIDA

Modelo pedagógico que inverte os elementos básicos de uma aula 1) apresentação do conteúdo e 2) da lição de casa.

Rompimento da tradição do ensino transmissivo.

O professor se torna mediador da aprendizagem, trabalhando com alunos em grupos e tendo mais interações um a um.

Disponibilização de material para que o aluno estude antecipadamente em casa.

Quando Usar?

Aplicação em quaisquer disciplinas ou áreas curriculares, em qualquer nível de ensino (fundamental à pós-graduação).

Passo a passo

É dividida em 3 etapas.

1. Antes da aula (pré-aula):

2. Durante a Aula

3. Depois da Aula