Este curso é dedicado a professores da Educação Básica, estudantes do Ensino Médio/Técnico, estudantes universitários e até entusiastas da temática espacial, em especial nos Foguetes. O curso foi desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Parnamirim e a Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), como parte das ações educacionais do Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-Espacial), com o objetivo de contribuir com a disseminação das ciências e aplicações espaciais em escolas de Educação Básica de todo o Brasil.

O curso tem caráter auto instrucional e assíncrono, ou seja, não conta com aulas síncronas sobre o conteúdo e nem com o apoio de tutoria (dúvidas a respeito do andamento do curso e conteúdos devem ser tiradas pelo e-mail: aebescola@aeb.gov.br). Os materiais (textuais e visuais) e questionários estão dispostos nas unidades e cabe ao(a) participante estudar de acordo com seu ritmo de aprendizagem e disponibilidade de tempo. O curso "Um voo pelo universo dos foguetes: teoria e prática" ficará aberto neste ambiente no período de 06/09/2022 a 20/10/2022.

As temáticas abordadas neste curso são: 1) Introdução sobre Foguetes; 2) Histórico sobre Foguetes; 3) Corrida Espacial; 4) Funcionamento dos foguetes; 5) Centros de Lançamento e Foguetes Brasileiros; e 6) Criando seu próprio foguete.

Para se inscrever, basta clicar em "Inscreva-me".


Bons estudos!!😁
Período de oferta: 06/09/2022 a 20/10/2022.
Carga horária: 30 horas
Público alvo: Professores da Educação Básica, estudantes do Ensino Médio/Técnico e até entusiastas da temática espacial, em especial nos Foguetes.
Conteúdo programático:

1) Introdução sobre Foguetes; 2) Histórico sobre Foguetes; 3) Corrida Espacial; 4) Funcionamento dos foguetes; 5) Centros de Lançamento e Foguetes Brasileiros; e 6) Criando seu próprio foguete.

Outras informações:
  • Gratuito e 100% online;
  • Remoto, assíncrono e sem tutoria, onde todas as dúvidas pertinentes devem ser tratadas por meio do contato: aebescola@aeb.gov.br;
  • Foram disponibilizados materiais de texto e audiovisuais (com recursos de acessibilidade), possibilitando que o(a) participante possa escolher o melhor horário para seus estudos;
  • O curso ficará aberto de 06 de setembro até as 23h59 do dia 20 de outubro de 2022, e, por este motivo, não será possível realizar nenhuma atividade ou emitir o certificado de conclusão após a data final do curso (indica-se que os(as) participantes fiquem sempre em alerta em relação ao prazo final do curso);
  • Além dos materiais disponibilizados nas unidades, haverá a seção de Bibliografia e Material Complementar. Lá, para os(as) interessados(as) no aprofundamento das temáticas, poderão realizar o download e estudar posteriormente.

A Olimpíada de Foguetes é um evento realizado pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE) - por meio do Convênio 1042017008 e do Termo de Fomento junto à Agência Espacial Brasileira (AEB) denominado E2T (Programa Espaço, Educação e Tecnologia) - em parceria com a Escola Técnica de Brasília – ETB e o Centro de Ensino Médio Elefante Branco – CEMEB/SEEDF.

A Olimpíada de Foguetes do Distrito Federal e Entorno tem como objetivo divulgar as áreas de astronáutica e engenharia aeroespacial para a comunidade estudantil do Distrito Federal e das cidades vizinhas, professores e apreciadores dos temas envolvidos de maneira descontraída, informativa e segura, por meio de evento presencial com lançamento de foguetes de garrafa PET de propulsão química (vinagre + bicarbonato de sódio).

O evento acontecerá presencialmente no complexo da Agência Espacial Brasileira, localizada em Asa Sul, Brasília - DF, no dia 29 de abril de 2022. 

Período de inscrição: 04/04/2022 até 24/04/2022.
Público alvo: Professores e estudantes da Educação Básica do Distrito Federal e Entorno.
Conteúdo programático:


No período de 29 de novembro a 03 de dezembro de 2021, a Agência Espacial Brasileira (AEB) em parceria com a Universidade de Federal de São Carlos (UFSCar) / Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI, promove o Workshop Pequenos Satélites Educacionais.

O objetivo é promover, por meio de compartilhamento de conteúdos, palestras (lives) com especialistas e atividades coletivas, neste ambiente virtual de aprendizagem, o interesse e a continuidade da discussão sobre as temáticas abordadas, contribuindo com a disseminação nacional de conhecimento sobre de satélites e conteúdos relacionados.


Período de inscrição: 10 a 22 de novembro de 2021
Carga horária: 20 horas
Conteúdo programático:

1 - Definição de requisitos e da missão

2 - Projeto estrutural e térmico

3 - Lançamento

4 - Comunicações 

5 - Gestão de dados e operação. 
 


Outras informações:

Caso seja participante da Olimpíada Brasileira de Satélites - OBSAT, inscreva-se com o código fornecido pela equipe. Dúvidas sobre o código contate: contato@obsat.org.br 

Demais interessados em participar deste Workshop devem se inscrever como Público Geral.