Neste ano, a Regional da América Latina e do Caribe do Programa GLOBE teve 52 trabalhos aceitos para o Simpósio Virtual Internacional de Ciências (IVSS), sendo 33 trabalhos de escolas brasileiras. O número foi o dobro em relação ao ano de 2024, o que demonstra um crescimento significativo no engajamento e na produção científica dos estudantes brasileiros.
Com a temática “30 anos de GLOBE: entendendo o passado, o presente e o futuro”, esta edição do IVSS foi uma oportunidade para os estudantes mostrarem suas pesquisas para toda a comunidade científica do Programa. O Simpósio incentivou estudantes dos 127 países membros a fazerem suas próprias pesquisas científicas sobre sistemas terrestres usando dados do GLOBE.
Os projetos foram julgados por cientistas de prestígio e profissionais STEM em dezenas de nações nas quais o Programa faz parte. Os trabalhos aceitos são divulgados no site oficial da iniciativa como Relatórios de Pesquisa de Estudantes.
Segundo a Coordenadora de Desenvolvimento de Competências e Tecnologia e do Programa GLOBE no Brasil, Aline Veloso, o aumento das pesquisas brasileiras reflete não somente um maior interesse na pesquisa científica, mas também o fortalecimento das iniciativas educacionais voltadas à investigação ambiental e à colaboração internacional.