
A Agência Espacial Brasileira (AEB) oferecerá o minicurso entre 10 de março e 30 de junho de 2025. As inscrições acontecerão de 10 de março a 30 de abril de 2025.
🚨 Atenção: os alunos terão 60 dias após a inscrição para completar todas as atividades, use esse tempo com sabedoria. Caso haja inatividade por mais de 30 (trinta) dias, a inscrição será automaticamente cancelada.
🧾 Apresentamos os objetivos gerais do minicurso 🧾
🎤 O minicurso tem como objetivo capacitar estudantes e professores em estratégicas de ensino, com foco nas metodologias de ativas, para que possam ser aplicadas no ensino de ciência e tecnologias espaciais. Serão abordadas as seguintes metodologias: Aprendizagem com Base em Projetos, Jogos, Gamificação, Casos de Ensino e Desafios em Grupos. Desta forma, a Aprendizagem com Base em Projetos visa engajar os alunos em atividades práticas e significativas, desenvolvendo habilidades críticas, pensamento analítico e autonomia, conectando teoria e prática de forma relevante e motivadora. A metodologia Jogos e Gamificação permite ao estudante fazer uso de jogos para intermediar o que aprende e, também, aplicar ferramentas típicas de jogos em elementos desvinculados de jogos. Já os Casos de Ensino objetivam viabilizar ao participante a capacidade de pesquisar situações reais para aplicar eventuais situações em questões de aprendizado. Por fim, os Desafios em Grupo possuem o propósito de trazer o participante para uma realidade na qual um desafio será trabalhado por várias pessoas para que se encontre uma solução adequada. Ao longo do curso serão trabalhadas as seguintes temáticas:
- Instigação, problemática, aprofundamento no problema, idealização e feedback do projeto;
- Cenário, enredo, regras, níveis, desafios, resultados de feedbacks em jogos;
- Preparação, apresentação, análise, discussão, sistematização e relato de casos;
- Engajamento, pesquisa e ação no caso de desafios em grupo.
Temáticas abordadas:
-
Metodologias Ativas;
-
Jogos e Gamificação;
-
Aprendizagem baseada em projetos e Aprendizagem baseada em jogos e gamificação ;
-
Estudo de Casos;
-
Desafio sem grupos.
- Gratuito e 100% online;
- Remoto, assíncrono e sem tutoria, onde todas as dúvidas pertinentes devem ser tratadas por meio do contato: aebescola@aeb.gov.br;
- Foram disponibilizados materiais de texto e audiovisuais (com recursos de acessibilidade), possibilitando que o(a) participante possa escolher o melhor horário para seus estudos.