
A Agência Espacial Brasileira (AEB) oferecerá o minicurso entre 10 de março e 30 de junho de 2025.As inscrições acontecerão de 10 de março a 30 de abril de 2025.
🚨 Atenção: os alunos terão 60 dias após a inscrição para completar todas as atividades. Caso haja inatividade por 30 dias sua inscrição será automaticamente cancelada.
🧾 Apresentamos os objetivos gerais do minicurso 🧾
🎤No caso do storytelling, permitirá conhecimento dessa metodologia ativa que visa motivar os participantes por meio de maior interação e engajamento. ⬅️➡️Já o conhecimento em sala de aula invertida permite ao docente trabalhar a inversão das ações "apresentação de conteúdo e lição de casa", no qual o professor se torna mediador e obtém mais interação dos alunos. Ao longo do curso serão trabalhadas as seguintes temáticas:
- Criação de histórias apoiadas em uso de Tecnologias da Informação;
- Uso de relatos digitais pelos alunos;
- Inversão dos elementos básicos da aula;
- Rompimento da tradição do ensino transmissivo.
Por ser um minicurso assíncrono com carga de 12 horas, há um grau interessante de flexibilidade para que os participantes vejam os vídeos, analisem os conteúdos e realizem as avaliações no interstício definido entre matrícula e conclusão. 🕓
STORYTELLING
O storytelling (narrativa curta) é a arte de contar histórias, e por isso possui movimento crescente em diversas áreas, incluindo a educação.
Enquanto metodologia ativa ela é uma técnica educativa que permite aos alunos aprender mediante a criação de histórias apoiadas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, como vídeos e áudios (MARTELI; SILVA; GIARETTA, 2022).
Criação de histórias digitais para despertar o interesse dos alunos por um determinado tema, ou para apresentar-lhes a matéria em um formato mais interessante.
Uso, pelos alunos, de relatos digitais como uma potente ferramenta de aprendizagem.
Quando Usar?
Storytelling deve ser utilizado sempre que desejar motivar dos participantes, pois esse recurso possibilita uma maior interação e engajamento. Pode ser utilizado como estratégias de discussão, levantamento de opinião, revisão ou reforço.
Passo a passo
1. Começar com uma ideia
2. Investigar, explorar e aprender
3. Escrever a narrativa
4. Desenhe e planeje o roteiro
5. Criar ou selecionar os recursos
6. Compartilhar
SALA INVERTIDA
Modelo pedagógico que inverte os elementos básicos de uma aula 1) apresentação do conteúdo e 2) da lição de casa.
Rompimento da tradição do ensino transmissivo.
O professor se torna mediador da aprendizagem, trabalhando com alunos em grupos e tendo mais interações um a um.
Disponibilização de material para que o aluno estude antecipadamente em casa.
Quando Usar?
Aplicação em quaisquer disciplinas ou áreas curriculares, em qualquer nível de ensino (fundamental à pós-graduação).
Passo a passo
É dividida em 3 etapas.
1. Antes da aula (pré-aula):
2. Durante a Aula
3. Depois da Aula
- Gratuito e 100% online;
- Remoto, assíncrono e sem tutoria, onde todas as dúvidas pertinentes devem ser tratadas por meio do contato: aebescola@aeb.gov.br;
- Foram disponibilizados materiais de texto e audiovisuais (com recursos de acessibilidade), possibilitando que o(a) participante possa escolher o melhor horário para seus estudos.