A Agência Espacial Brasileira (AEB) oferecerá o minicurso entre 10 de março e 30 de junho de 2025.As inscrições acontecerão de 10 de março a 30 de abril de 2025.

🚨 Atenção: os alunos terão 60 dias após a inscrição para completar todas as atividades. Caso haja inatividade por 30 dias sua inscrição será automaticamente cancelada.

🧾 Apresentamos os objetivos gerais do minicurso 🧾 

🎤No caso do storytelling, permitirá conhecimento dessa metodologia ativa que visa motivar os participantes por meio de maior interação e engajamento. ⬅️➡️Já o conhecimento em sala de aula invertida permite ao docente trabalhar a inversão das ações "apresentação de conteúdo e lição de casa", no qual o professor se torna mediador e obtém mais interação dos alunos. Ao longo do curso serão trabalhadas as seguintes temáticas:

  1. Criação de histórias apoiadas em uso de Tecnologias da Informação;
  2. Uso de relatos digitais pelos alunos;
  3. Inversão dos elementos básicos da aula;
  4. Rompimento da tradição do ensino transmissivo.

Por ser um minicurso assíncrono com carga de 12 horas, há um grau interessante de flexibilidade para que os participantes vejam os vídeos, analisem os conteúdos e realizem as avaliações no interstício definido entre matrícula e conclusão. 🕓


Período de inscrição: 10/03/2025 a 30/04/2025
Período de oferta: 10/03/2025 a 30/06/2025
Carga horária: 12 horas
Público alvo: Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e do Ensino Técnico, e estudantes de licenciaturas.
Conteúdo programático:

STORYTELLING

O storytelling (narrativa curta) é a arte de contar histórias, e por isso possui movimento crescente em diversas áreas, incluindo a educação.

Enquanto metodologia ativa ela é uma técnica educativa que permite aos alunos aprender mediante a criação de histórias apoiadas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, como vídeos e áudios (MARTELI; SILVA; GIARETTA, 2022).

Criação de histórias digitais para despertar o interesse dos alunos por um determinado tema, ou para apresentar-lhes a matéria em um formato mais interessante. 

Uso, pelos alunos, de relatos digitais como uma potente ferramenta de aprendizagem.

Quando Usar?

Storytelling deve ser utilizado sempre que desejar motivar dos participantes, pois esse recurso possibilita uma maior interação e engajamento. Pode ser utilizado como estratégias de discussão, levantamento de opinião, revisão ou reforço.

Passo a passo

1. Começar com uma ideia

2. Investigar, explorar e aprender

3. Escrever a narrativa

4. Desenhe e planeje o roteiro

5. Criar ou selecionar os recursos

6. Compartilhar


SALA INVERTIDA

Modelo pedagógico que inverte os elementos básicos de uma aula 1) apresentação do conteúdo e 2) da lição de casa.

Rompimento da tradição do ensino transmissivo.

O professor se torna mediador da aprendizagem, trabalhando com alunos em grupos e tendo mais interações um a um.

Disponibilização de material para que o aluno estude antecipadamente em casa.

Quando Usar?

Aplicação em quaisquer disciplinas ou áreas curriculares, em qualquer nível de ensino (fundamental à pós-graduação).

Passo a passo

É dividida em 3 etapas.

1. Antes da aula (pré-aula):

2. Durante a Aula

3. Depois da Aula

Outras informações:
  • Gratuito e 100% online;
  • Remoto, assíncrono e sem tutoria, onde todas as dúvidas pertinentes devem ser tratadas por meio do contato: aebescola@aeb.gov.br;
  • Foram disponibilizados materiais de texto e audiovisuais (com recursos de acessibilidade), possibilitando que o(a) participante possa escolher o melhor horário para seus estudos.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) oferecerá o minicurso entre 10 de março e 30 de junho de 2025.As inscrições acontecerão de 10 de março a 30 de abril de 2025.

🚨 Atenção: vocês terão 60 dias após a inscrição para completar todas as atividadesuse esse tempo com sabedoria. Caso haja inatividade por mais de 30 (trinta) dias, a inscrição será automaticamente cancelada.


🧾 Apresentamos os objetivos gerais do curso 🧾

🎤 O curso tem como objetivo capacitar os alunos com conceitos básicos de direito espacial. O Direito Espacial é uma área em crescimento com grande importância para o Brasil. O Plano Nacional de Ações Espaciais (PNAE) 2023-2027 e o Decreto 11.192/2022 destacam a importância estratégica do setor, criando oportunidades para o desenvolvimento de expertise jurídica. O PNAE 2023-2027 visa consolidar a soberania nacional no espaço, promover a indústria espacial brasileira e fortalecer a participação do Brasil na comunidade espacial internacional. O Decreto 11.192/2022 reforça a estrutura da Agência Espacial Brasileira (AEB), unificando as atividades espaciais e aumentando a demanda por especialistas em Direito Espacial. A formação em Direito Espacial é essencial devido à complexidade e multidisciplinaridade da área, que inclui direito internacional, administrativo, ambiental, tecnologia espacial e relações internacionais. No entanto, a oferta de cursos no Brasil ainda é limitada, criando uma carência de profissionais qualificados. Benefícios da formação em Direito Espacial incluem oportunidades de carreira no setor público e privado, contribuição para o desenvolvimento do setor espacial brasileiro, e a capacidade de se manter atualizado com as últimas tendências do campo. Ao longo do curso serão trabalhadas as seguintes temáticas:

  1. Introdução ao direito espacial;
  2. Tratados Espaciais;
  3. Definição e delimitação do espaço exterior;
  4. COPUOS: história, funcionamento e participação do Brasil;
  5. NewSpace: Congestionado, contestado e competitivo;
  6. Detritos espaciais;
  7. Recursos Espaciais;
  8. Regulamentos nacionais da AEB e PNAE.
Por ser um curso assíncrono com carga de 20 horas, há um grau interessante de flexibilidade para que os participantes vejam os vídeos, analisem os conteúdos e realizem as avaliações no interstício definido entre matrícula e conclusão. 🕓

Período de inscrição: 10/03/2025 a 30/04/2025
Período de oferta: 10/03/2025 a 30/06/2025
Carga horária: 20h
Público alvo: Estudantes da graduação, mestrado e doutorado. Profissionais de diversas áreas com interesse na área espacial (direito e política espacial).
Conteúdo programático:

Introdução ao direito espacial, conceito de direito espacial, história, fontes, tratados internacionais no setor espacial, COPUOS/UNOOSA, definição e delimitação do espaço exterior, legislação nacional e regulamentos nacionais, PNAE, detritos espaciais, utilização de recursos espaciais entre outros.

Conteúdo: 

  1. Noções introdutórias, conceito, fontes do direito espacial
  2. Evolução dos tratados e análise histórica
  3. Definição e delimitação do espaço exterior
  4. COPUOS, UNOOSA, história, competências, funcionamento
  5. Visão geral do NewSpace
  6. Sustentabilidade das atividades espaciais
  7. Aspectos jurídicos da utilização dos recursos espaciais
  8. REBs 1 a 3 e PNAE (2022-2031)
Outras informações:

  • Gratuito e 100% online;
  • Remoto, assíncrono e sem tutoria, onde todas as dúvidas pertinentes devem ser tratadas por meio do contato: aebescola@aeb.gov.br;
  • Foram disponibilizados materiais de texto e audiovisuais (com recursos de acessibilidade), possibilitando que o(a) participante possa escolher o melhor horário para seus estudos.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) disponibilizará o curso entre 10 de março e 30 de junho de 2025. As inscrições ocorrerão de 10 de março a 30 de abril de 2025.

🚨 Atenção:  os alunos terão 60 dias após a inscrição para completar todas as atividades, use esse tempo com sabedoria. Caso haja inatividade por mais de 30 (trinta) dias, a inscrição será automaticamente cancelada. Apresentamos os objetivos gerais do minicurso.

🎤Finalizado o curso de Gestão de Projetos no Setor Aeroespacial, espera-se que o(a) participante possa: compreender os conceitos básicos da gestão de projetos; aplicar ferramentas e técnicas de gestão de projetos; desenvolver habilidades interpessoais; entender a importância da gestão de projetos para o sucesso organizacional; elaborar, executar, controlar e encerrar um projeto.

Portanto, serão trabalhadas as seguintes temáticas:

Este curso assíncrono, com uma carga horária de 30 horas, oferece uma flexibilidade significativa para que os participantes assistam aos vídeos, analisem os conteúdos e realizem as avaliações dentro do período estabelecido entre a matrícula e a conclusão.🕓

Período de inscrição: 10/03/2025 a 30/04/2025
Período de oferta: 10/03/2025 a 30/06/2025
Carga horária: 30 horas
Público alvo: Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e do Ensino Técnico, e estudantes de licenciaturas e do Ensino Médio/Técnico.
Outras informações:

  • Gratuito e 100% online;
  • Remoto, assíncrono e sem tutoria, onde todas as dúvidas pertinentes devem ser tratadas por meio do contato: aebescola@aeb.gov.br;
  • Foram disponibilizados materiais de texto e audiovisuais (com recursos de acessibilidade), possibilitando que o(a) participante possa escolher o melhor horário para seus estudos.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) oferecerá o minicurso entre 10 de março e 30 de junho de 2025. As inscrições acontecerão de 10 de março a 30 de abril de 2025

🚨 Atenção:  os alunos terão 60 dias após a inscrição para completar todas as atividades, use esse tempo com sabedoria. Caso haja inatividade por mais de 30 (trinta) dias, a inscrição será automaticamente cancelada.


🧾 Apresentamos os objetivos gerais do minicurso 🧾

🎤 O minicurso tem como objetivo capacitar estudantes e professores em estratégicas de ensino, com foco nas metodologias de ativas, para que possam ser aplicadas no ensino de ciência e tecnologias espaciais. Serão abordadas as seguintes metodologias: Aprendizagem com Base em Projetos, Jogos, Gamificação, Casos de Ensino e Desafios em Grupos. Desta forma, a Aprendizagem com Base em Projetos visa engajar os alunos em atividades práticas e significativas, desenvolvendo habilidades críticas, pensamento analítico e autonomia, conectando teoria e prática de forma relevante e motivadora. A metodologia Jogos e Gamificação permite ao estudante fazer uso de jogos para intermediar o que aprende e, também, aplicar ferramentas típicas de jogos em elementos desvinculados de jogos. Já os Casos de Ensino objetivam viabilizar ao participante a capacidade de pesquisar situações reais para aplicar eventuais situações em questões de aprendizado. Por fim, os Desafios em Grupo possuem o propósito de trazer o participante para uma realidade na qual um desafio será trabalhado por várias pessoas para que se encontre uma solução adequada. Ao longo do curso serão trabalhadas as seguintes temáticas:

  1. Instigação, problemática, aprofundamento no problema, idealização e feedback do projeto;
  2. Cenário, enredo, regras, níveis, desafios, resultados de feedbacks em jogos;
  3. Preparação, apresentação, análise, discussão, sistematização e relato de casos;
  4. Engajamento, pesquisa e ação no caso de desafios em grupo.
Por ser um minicurso assíncrono com carga de 12 horas, há um grau interessante de flexibilidade para que os participantes vejam os vídeos, analisem os conteúdos e realizem as avaliações no interstício definido entre matrícula e conclusão. 🕓

Período de inscrição: 10/03/2025 a 30/04/2025
Período de oferta: 10/03/2025 a 30/06/2025
Carga horária: 12 horas
Público alvo: Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e do Ensino Técnico, e estudantes de licenciaturas.
Conteúdo programático:

Temáticas abordadas:

  1. Metodologias Ativas;

  2. Jogos e Gamificação;

  3. Aprendizagem baseada em projetos e Aprendizagem baseada em jogos e gamificação ;

  4. Estudo de Casos;

  5. Desafio sem grupos.


Outras informações:

  • Gratuito e 100% online;
  • Remoto, assíncrono e sem tutoria, onde todas as dúvidas pertinentes devem ser tratadas por meio do contato: aebescola@aeb.gov.br;
  • Foram disponibilizados materiais de texto e audiovisuais (com recursos de acessibilidade), possibilitando que o(a) participante possa escolher o melhor horário para seus estudos.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) oferecerá o minicurso entre 10 de março e 30 de junho de 2025.As inscrições acontecerão de 10 de março a 30 de abril de 2025.
 
🚨 Atenção: vocês terão 60 dias após a inscrição para completar todas as atividadesuse esse tempo com sabedoria. Caso haja inatividade por mais de 30 (trinta) dias, a inscrição será automaticamente cancelada.


🧾 Apresentamos os objetivos gerais do minicurso 🧾
O objetivo do curso é proporcionar uma compreensão básica sobre os elementos constitutivos da Geopolítica Aeroespacial que levam à valorização do Programa Espacial Brasileiro (PEB). Além disso, visa reconhecer a relevância da Geopolítica Aeroespacial no desenvolvimento de competências para o setor espacial e na popularização da ciência. Durante o Curso de Introdução à Geopolítica Aeroespacial serão abordados três temáticas: 

  1. Ambiente Aeroespacial; 
  2. O que é Geopolítica?; 
  3. Geopolítica Aeroespacial. 

Por ser um minicurso assíncrono com carga de 20 horas, há um grau interessante de flexibilidade para que os participantes vejam os vídeos, analisem os conteúdos e realizem as avaliações no interstício definido entre matrícula e conclusão. 🕓📽️


Período de inscrição: 10/03/2025 a 30/04/2025
Período de oferta: 10/03/2025 a 30/06/2025
Carga horária: 20h
Público alvo: Estudantes do Ensino Superior e profissionais da área espacial.
Conteúdo programático:

1) Ambiente Aeroespacial; 

2) O que é Geopolítica?; 

3) Geopolítica Aeroespacial. 

Outras informações:

  • Gratuito e 100% online;
  • Remoto, assíncrono e sem tutoria, onde todas as dúvidas pertinentes devem ser tratadas por meio do contato: aebescola@aeb.gov.br;
  • Foram disponibilizados materiais de texto e audiovisuais (com recursos de acessibilidade), possibilitando que o(a) participante possa escolher o melhor horário para seus estudos.